Exibição de "O MEU AMIGO MIKE AO TRABALHO"

Exibição de "O MEU AMIGO MIKE AO TRABALHO"

De Fernando Lopes

Cinema › Ciclos
17 a 23 mai/18

Todos os dias: 18h15

Assinalando a grande exposição retrospetiva da obra de Michael Biberstein na Culturgest (19 de maio a 9 de setembro 2018), a Midas Filmes e o cinema Ideal exibem durante uma semana, o filme O Meu Amigo Mike ao Trabalho de Fernando Lopes. Rodado faz agora dez anos, durante o Verão de 2008, o filme retrata o artista no seu atelier do Alandroal - e acompanha a criação de uma das suas pinturas de grande formato -, e em diálogo com Maria João Seixas sobre a sua abordagem à criação artística.

Michael Biberstein (Solothurn, 1948 – Alandroal, 2013) foi um artista suíço-americano que viveu mais de três décadas em Portugal. Com um percurso iniciado pela arte conceptual, destacando a filosofia da linguagem e o positivismo lógico, a sua obra incidiu, até ao início da década de 1980, sobre a decomposição dos processos da pintura, bem como a topologia do espaço expositivo. A partir de 1982, no entanto, esse interesse pela espacialidade fá-lo iniciar um percurso pela teoria da paisagem, desenvolvendo uma abordagem da pintura na qual a tradição romântica se cruza com o paisagismo de alguma pintura oriental.
As suas enormes telas líquidas, entrecruzadas com planos monocromáticos negros que interrompem o fluxo da visão, revelam um pensamento conceptual preciso sobre a escala da pintura, a questão da representação, a fenomenologia da perceção e, sobretudo, sobre a temporalidade da fruição artística. A exposição que a Culturgest apresenta é a primeira retrospetiva do trabalho de Michael Biberstein realizada em Portugal desde a exposição apresentada na Fundação Calouste Gulbenkian em 1995. Organizada de forma não-cronológica e centrada sobre os temas que motivaram o artista (a linguagem da pintura, a espacialidade e a escala, a relação com a paisagem como dispositivo histórico), a exposição espalha-se pelas duas galerias da Culturgest, apresentando desenhos, pintura e escultura. Trata-se da maior exposição dedicada à obra de Michael Biberstein, prematuramente desaparecido num momento particularmente intenso do seu processo criativo.
 
 

Informações Úteis

Entrada livre

Local

Rua do Loreto, 15/17
1200-10 Lisboa

Relacionado

michael biberstein

Artes › Exposições › Desenho, Escultura, Pintura
19 mai a 9 set/18
Edifício CGD, Rua Arco do Cego, 50 - Piso 1
1000-300 Lisboa

Formulário de procura

Lisboa Cidade Triste e Alegre

Continuam

Enquadramentos

Cinema › Cursos / Encontros
3º sáb do mês: 10h

cinema e televisão

Cinema › Cursos / Encontros

"A construção de um símbolo" de Edgar Medina

Cinema › Ciclos
Até 12 mar/19