nuno henrique

Artes › Exposições › Outras
Até 9 jun/18

Ter a sáb: 15h-19h30

Nuno Henrique (Funchal, 1982) apresenta a sua quinta exposição individual no Módulo e conforme nos tem habituado são aspectos da orografia e da flora da Madeira que o artista toma como referência. Aqui voltamos a encontrar o dragoeiro - os dois últimos exemplares desta árvore em estado selvagem desapareceram numa tempestade em finais do século passado - tema que tem servido na construção de várias séries que o artista tem realizado. O papel tem sido o material de eleição do seu percurso artístico, a que se junta mais recentemente o vidro.

Os trabalhos que agora são apresentados correspondem a duas séries distintas. A primeira, iniciada em 2014 é agora concluída nesta exposição. São pequenas caixas que guardam topografias em recortes de papel picotados. Com folhas de papel variadas adiciono e subtraio volumes, texturas e cores. Aliás é sempre a mesma topografia a ser representada, repetindo-se em cada obra os relevos do sítio do Dragoal e indo até ao topo do Pico Castelo – duas toponímias que resultaram da breve história da ilha do Porto Santo; Dragoal, ancestral bosque de dragoeiros que com a colonização da ilha desapareceu; Pico Castelo, refúgio e último reduto dos ilhéus fustigados vezes sem conta por piratas e corsários.

O segundo conjunto são peças em vidro, que considerando uma série de desenhos feitos a partir de frascos e garrafas romanas, foram sopradas manualmente. Recipientes cujas formas identifico com as de uma árvore invertida e onde são gravados desenhos retirados de uma iconografia do dragoeiro. Trata-se, mais precisamente da iconografia da pintura O Jardim das Delicias Terrenas, c.1503–1515, Hieronymus Bosch e as gravuras; Fuga para o Egipto, c. 1504, Albercht Durer; The Dragon Tree, c. 1745, G. Child a partir de um desenho de autor desconhecido.

Calçada dos Mestres, 34 A